Document details

Escola Protetora ou Escola Desviante?

Author(s): Neves, Joana

Date: 2023

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/47699

Origin: Instituto Superior de Serviço Social do Porto

Subject(s): Política de Educação; Escola; Escola Protetor; Comportamento Desviante


Description

O presente estudo analisa a perspectiva dos professores em relação à escola e à postura dos seu alunos de uma forma geral, com o objectivo de se explorar, de uma forma indirecta, a relação professor-aluno e a forma como esta pode ser determinante ao longo do desenvolvimento biopsicossocial das crianças e jovens. Com o desenvolvimento do estudo foi possível entender que o factor mais importante em qualquer contexto é sempre, primeiramente, o bem-estar de cada indivíduo, o que não é diferente para as crianças e jovens em contexto educativo. No contexto deste estudo, sendo este de metodologia qualitativa, procedeu-se à aplicação de entrevistas junto de uma amostra de professores. Com as actividades de investigação foi possível perceber, através dos resultados obtidos com as entrevistas aplicadas, que esse bem-estar é de facto valorizado, também pelos próprios professores, e que, no entanto, não é uma condição garantida, nem para os alunos, nem para os próprios professores.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Gallo, Marcelo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents