Author(s): Salgueira, Sara Sofia Lucas
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/48474
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Comunicação; Desporto; Futebol Feminino; Futebol
Author(s): Salgueira, Sara Sofia Lucas
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/48474
Origin: Instituto Politécnico de Coimbra
Subject(s): Comunicação; Desporto; Futebol Feminino; Futebol
O crescimento do futebol feminino em Portugal tem se vindo a notar e, como tal, este estudo pretende avaliar de que forma a comunicação pode ter contribuído para essa evolução. A revisão da literatura foi fundamental para contextualizar a comunicação e a nova forma de comunicar, do uso do marketing digital, a visão de futebol e o seu poder na sociedade e, ainda, o futebol feminino do seu começo aos dias de hoje. Esta investigação baseou-se numa metodologia mista, com a realização de uma pesquisa quantitativa, através de um inquérito por questionário de perguntas de respostas fechadas e abertas, com 300 respostas válidas; e com uma pesquisa qualitativa, através de 8 entrevistas a pessoas ligadas à modalidade. Por fim, foi realizada uma análise às plataformas digitais de quatro clubes de futebol portugueses, de uma competição e da Federação Portuguesa de Futebol. Após a análise e discussão dos resultados conseguidos nas diferentes fontes, conclui-se que, efetivamente, a comunicação teve um papel muito relevante, nomeadamente pela utilização das plataformas digitais, contudo, não é a única responsável para o crescimento do futebol feminino.