Author(s): Rodrigues, Catarina
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/48878
Origin: Instituto Piaget
Subject(s): Educação física; Ensino; Prática de ensino supervisionada; Professor
Author(s): Rodrigues, Catarina
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/48878
Origin: Instituto Piaget
Subject(s): Educação física; Ensino; Prática de ensino supervisionada; Professor
O relatório final é o terceiro e último documento que temos de realizar para a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do ISEIT de Almada. Este é composto por quatro dimensões: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade e Área IV – Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida. Na primeira área apresento a caracterização do local de estágio, bem como a caracterização das turmas que acompanhei e uma breve exposição de como foram os meus métodos de avaliação, lecionação das aulas e relação com os colegas de grupo de Educação Física na escola. A área II está dividida em três alíneas: a) planeamento, em que apresento como foram planeadas as aulas e os documentos inerentes a este, b) ensino, onde exibo as estratégias utilizadas, de prevenção e de remediação de comportamentos de indisciplina, de promoção de um clima de aula positivo e os procedimentos de gestão da aula, c) avaliação, em que exponho os parâmetros, critérios e condições de avaliação, bem como a diagnóstica, formativa e sumativa. Na terceira área apresento todos os eventos escolares em que participei e organizei, a relação com a comunidade e o acompanhamento das modalidades de Desporto Escolar. A área IV e última, contém o projeto de investigação em formato de artigo científico que realizei ao longo deste ano letivo, com o seguinte título: A influência das orientações educacionais do professor na coeducação em Educação Física. O objetivo principal deste artigo é a análise e interpretação das orientações educacionais dos professores tendo em atenção o género, idade, anos de serviço, habilitações académicas, categorização profissional e os anos de escolaridade que lecionam e perceber a forma como estas podem influenciar nas suas decisões de ensino quando considerado o ensino em coeducação. A amostra foi constituída por professores de Educação Física do concelho de Almada. Foram utilizados o questionário Value Orientation Inventory – Short Form (VOI-SF), versão portuguesa (Vieira, 2003; 2015) e uma entrevista semiestruturada para validar as suas orientações educacionais e analisar o seu ensino em coeducação. Os resultados revelam que existe uma associação positiva entre a MD e o PA e entre a AR e a RS e uma associação negativa da MD em relação às orientações AR, RS e IE. As orientações educacionais tiveram diferenças significativas nas variáveis: idade, anos de serviço e categorização profissional. A maioria dos professores refere que os recursos materiais e espaciais deveriam ser melhorados e acrescentada uma aula por semana. Também mencionam que um bom professor deve ser motivador e ter conhecimento, e um aluno competente deve ser empenhado/esforçado e ter uma boa atitude social. No geral os professores concordam com o ensino em coeducação e lecionam as suas aulas não por género, mas sim por grupo de nível, o que é bastante benéfico para a igualdade de género e socialização.