Detalhes do Documento

Importância dos First-Party Data e Inteligência Artificial para a eficácia do Marketing Digital

Autor(es): Almeida, Pedro

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/48964

Origem: ISAG – European Business School

Assunto(s): Cookies, Dados First-Party, Inteligência Artificial, Marketing Digital


Descrição

Esta dissertação apresenta um estudo qualitativo e aborda a importância da combinação de dados first-party e da inteligência artificial (IA), como um meio de melhorar a eficácia do marketing digital. Num contexto de transformação digital e de disrupção tecnológica acelerada, o objetivo desta investigação é identificar as principais oportunidades e desafios que as empresas e profissionais de marketing digital enfrentam, numa era onde a privacidade e o tratamento de dados são fundamentais para conquistar a confiança dos stakeholders. A pesquisa envolveu uma revisão exaustiva da literatura sobre a evolução do marketing e sua digitalização, a importância da restrição de third-party cookies, a relevância dos dados first-party e a utilização da IA como solução para os atuais desafios do marketing digital. Para o efeito, através de uma investigação exploratória e descritiva, com recurso a uma metodologia qualitativa, realizaram-se dez entrevistas a profissionais especializados em marketing digital, IA e ciência de dados, a fim de compreender as suas perspetivas, visando obter um conhecimento profundo e detalhado sobre a temática em estudo. Concluiu-se que a combinação de dados first-party e IA pode contribuir para revolucionar as práticas de marketing, apresentando um potencial significativo para melhorar a eficácia do marketing digital das empresas. Os resultados desta dissertação fornecerão uma base sólida para futuras investigações em torno deste tema.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum; Tavares, Victor
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados