Author(s):
Pires, Marina
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/49481
Origin: Instituto Superior de Ciências Educativas
Subject(s): jogar, brincar, aprendizagem, motivação, lúdico, educação pré-escolar; play, play, learning, motivation, ludic, preschool education
Description
O presente trabalho tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens significativas, através de jogos, a um grupo de crianças de 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. As atividades basearam-se na Aprendizagem através do jogo em educação pré-escolar e foram desenhadas tendo como suporte um referencial teórico. Para além disso, pretende igualmente refletir sobre a minha própria prática. De modo a atingir o objetivo proposto, foram recolhidos dados de forma qualitativa, nomeadamente através de notas de campo e entrevistas, sendo também realizada uma análise de conteúdo aos mesmos. Pretende-se com este trabalho final de mestrado demonstrar como o jogo pode ser um meio para atingir um fim (aprendizagem), sendo uma motivação para o mesmo. Na realização dos jogos proporcionou-se um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido às crianças, podendo constatar assim o seu benefício no despertar de interesse e motivação para a realização dos jogos.