Author(s):
Mendes, Mariana
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/49517
Origin: Instituto Superior de Ciências Educativas
Subject(s): Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico; Formação Inicial; Formação Contínua: Expectativas de Carreira; Motivação; Teachers of 1st Cycle of Basic Education; Initial Training; Continued Training; Career Expectations; Motivation
Description
A carreira de professor é uma das carreiras mais importantes do Mundo, pois ser professor é ser alguém que é “capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contexto pedagógicos pré-existentes” (Ferreira, 2003 p. 4). Ser professor é ser a base de todas as profissões e da sociedade. Contudo, é uma profissão desgastada e cada vez menos atrativa. O final do ano de 2022 foi marcado pelas greves e manifestações dos professores ao longo do país. Milhares de professores manifestaram-se e fizeram-se ouvir. Professores de todos os ciclos, incluindo educadores de infância. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo compreender que perspetivas é que os professores ainda têm da sua carreira. Pretende ainda conhecer a realidade e adequabilidade da formação inicial e da formação contínua. Deste modo, foi realizado um estudo de investigação, de natureza qualitativa, tendo com base o método interpretativo e com paradigma construtivista, onde foram entrevistados 10 professores do Ensino Básico com mais de 10 anos de serviço. O método de recolha de dados utilizada foi a entrevista semiestruturada e decorreu nos meses junho a janeiro de 2023. Os resultados obtidos destacam que as expectativas de carreira dos professores de 1.º ciclo passam pela estabilidade na carreira, pela possibilidade de se dedicarem ao ensino e à aprendizagem das crianças, sem estarem sobrecarregadas com tarefas burocráticas e pela evolução enquanto indivíduos e profissionais.