Autor(es):
Barata, Débora Francisca Leiria
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/50529
Origem: Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Assunto(s): Turismo; Turismo Religioso; Turismo Cultural; Romarias; Chã de Alvares; Festas em Honra de Santa Margarida; Tourism; Religious tourism; Cultural tourism; Pilgrimages; Parties in honor of St.Margarida
Descrição
Cada vez mais observamos um turista informado, consciente que procura novas experiências e fugir ao turismo de massas. Em Portugal, particularmente no Algarve, Lisboa, Costa Vicentina e Porto encontramos um turismo massificado que visa abranger o máximo de turistas possível e de forma acessível. Para permanecer atrativo, o turismo necessita de continuar em constante inovação. O objetivo da presente dissertação é o de alinhar a tradição e religião à inovação. Assim sendo, este projeto de investigação incide a sua pesquisa nas romarias em honra de Santa Margarida, para demonstrar o benefício que o aumento do turismo cultural e religioso pode trazer para Portugal. A primeira parte da presente investigação destina-se à revisão da literatura, onde é analisado sumariamente o turismo e a sua evolução, seguindo-se o estudo do turismo religioso, o turista e excursionista e as romarias de forma a dar ferramentas que auxiliam a melhor compreensão da presente investigação. A segunda parte é centrada na apresentação, objetivos específicos e metodologia, onde é abordado o objetivo da investigação, o modelo utilizado para o estudo apresentado e o método que foi utilizado para recolher dados. Na terceira parte é realizada uma pequena caraterização da aldeia onde se insere a romaria, Chã de Alvares e é apresentada a romaria de caso de estudo: a Romaria em Honra de Santa Margarida. O resultado apresenta-se sob a forma de um plano de soluções e recomendações de forma a promover a mesma. Para uma melhor compreensão dos conceitos, optou-se por um processo metodológico misto, onde são realizados tanto questionários que se encontram no método quantitativo, como entrevistas e observação direta (face-a-face) que se encontra no método qualitativo.