Author(s): Capela, Inês
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/51083
Origin: Instituto Piaget
Subject(s): Educação pré-escolar; Emoções; Linguagem oral; Relações entre pares
Author(s): Capela, Inês
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/51083
Origin: Instituto Piaget
Subject(s): Educação pré-escolar; Emoções; Linguagem oral; Relações entre pares
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresentando todo o trabalho desenvolvido no decorrer da prática de ensino supervisionado em ensino pré-escolar, onde o tema do projeto de intervenção foi “Expressa as Emoções” e cujo principal objetivo era perceber de que forma o desenvolvimento da linguagem contribui para a melhoria da qualidade da relação entre pares. Compreende-se que o desenvolvimento da linguagem é um processo complexo e fundamental para o crescimento e desenvolvimento cognitivo e social das crianças, sendo que o educador tem como principal desafio criar o ambiente propício à promoção da comunicação e da linguagem. A implementação de estratégias promotoras, como atividades interativas, brincadeiras, histórias, possibilita não só a expressão de pensamentos, sentimentos e ideias como permite um construto social, habilidades de comunicação, compreensão e expressão, cruciais para este desenvolvimento e para a relação entre pares. Neste âmbito, o desenvolvimento do projeto baseou-se na metodologia de investigação-ação, e a colheita de dados realizada através de observações, notas de campo, conversas informais, entrevistas e registos fotográficos permitiu uma análise crítica e uma reflexão do trabalho construído. Os resultados do estudo permitiram perceber que, ao incentivar o desenvolvimento da linguagem, promovia-se uma melhor relação entre pares, considerando que a sua interação era melhorada através do comportamento. Permitiu também o aprofundar de conhecimentos e práticas no papel da educadora.