Autor(es):
Ferreira, Juliana Emanuela Brito
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/52502
Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto
Assunto(s): Enfermagem de Saúde Familiar; Família; Parentalidade; Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar; Aplicação Móvel; Relatório de estágio
Descrição
As Unidades Curriculares, Estágio de natureza profissional com relatório - Módulo I e II, estão integradas no curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar da Escola Superior de Enfermagem do Porto, onde as atividades desenvolvidas no seu âmbito se concretizaram numa Unidade de Saúde Familiar. Pelos regulamentos n.º 140/2019 e n.º 428/2018 da Ordem dos Enfermeiros, estas visaram evidenciar o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista e específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na área de enfermagem de saúde familiar. Em concordância com as referidas competências, foram estabelecidos dois objetivos gerais para o seu desenvolvimento: Cuidar da família, enquanto unidade de cuidados, e de cada um dos seus membros, ao longo do ciclo vital e aos diferentes níveis de prevenção e Liderar e colaborar nos processos de intervenção no âmbito da Enfermagem de Saúde Familiar. A prestação de cuidados à família sustentou-se no Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar que tem como base teórica o Modelo de Calgary de Avaliação da Família e o Modelo de Calgary de Intervenção na Família e para os seus membros recorreu-se à Teoria das Transições. Ressalva-se a importância destes modelos teóricos, pois orientam e suportam a conceção de cuidados de enfermagem às famílias e aos seus membros, tal como se constatou na realização destes estágios, que sustentado na melhor evidencia científica se traduziu em ganhos em saúde pela capacitação na mobilização das suas forças e recursos face ás necessidades identificadas, pela perspetiva sistémica dinâmica e flexível naquela que foi a avaliação e intervenção em famílias em transição para a parentalidade. Neste âmbito, foram realizadas consultas que permitiram a avaliação e intervenção familiar, possível pela colheita de dados com recurso à entrevista familiar sistémica, pela utilização de instrumentos validados, pela tomada de decisão e juízo critico que com recurso a técnicas de intervenção sistémica, encaminhamento para outras unidades utilizando os recursos disponíveis para colmatar necessidades especificas e a respetiva avaliação dos cuidados. Destaca-se a dinamização de sistemas de informação e tecnologia com o intuito de melhorar os resultados de saúde familiar com o início do desenvolvimento de uma aplicação móvel, apresentada por processo formativo aos enfermeiros da Unidade de Saúde Familiar, bem como o desenvolvimento do protocolo de uma Scoping Review e a participação em eventos científicos. Colaborou-se, deste modo, na disseminação do conhecimento em enfermagem de saúde familiar, alinhado com o desenvolvimento profissional e pessoal.