Author(s): Alves, Ricardo
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/53505
Origin: ISAG – European Business School
Subject(s): CSR; Ética; Relatórios Anuais Integrados; Sustentabilidade.
Author(s): Alves, Ricardo
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/53505
Origin: ISAG – European Business School
Subject(s): CSR; Ética; Relatórios Anuais Integrados; Sustentabilidade.
A importância da sustentabilidade, assim como o modo como as organizações reportam as questões relacionadas com o seu desempenho social, tem vindo a aumentar. Este aumento, sobretudo nas grandes empresas europeias, está relacionado com diferentes objetivos, de entre os quais podemos salientar: a relação entre ética, sustentabilidade e desempenho financeiro, ou a reputação organizacional. Todavia, diferentes autores têm constatado problemas de desconfiança por parte dos stakeholders relativamente à informação divulgada, sendo que a credibilidade dessa mesma informação é necessária para o desenvolvimento empresarial. No âmbito desta análise são particularmente relevantes os comportamentos e o reporte da sustentabilidade e da ética. O método mais comum era focado na empresa e na análise dos seus resultados analíticos, porém, atualmente, centra-se na análise individual e é este processo de reporte que nos propomos analisar a partir de uma revisão de literatura da qual emerge a questão de investigação: qual a evolução anual em relação à repetição das palavras ethic, sustainability e sustainable nos relatórios anuais integrados das principais empresas europeias. Assumimos o pós-positivismo como conceito filosófico estrutural e uma metodologia de investigação quantitativa. Os resultados obtidos, permitem-nos concluir que é estatisticamente possível assumir o crescimento de relevância das palavras ethic, sustainability e sustainable, para além disso, é também evidente nas diferentes dimensões: evolução anual, aos 5 países, aos 4 setores, aos 13 subsetores, as 25 empresas e aos 4 modelos de corporate governance analisados.