Document details

Estética e identidade digital: Perceção da marca no mercado digital

Author(s): Brás, Gabriela

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/53531

Origin: ISAG – European Business School

Subject(s): Estética; Experiência; Identidade Visual; Marca; Mercado Digital; Perceção do Consumidor


Description

O presente relatório surge no âmbito dos planos de estudo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, ministrado pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, ao abrigo da orientação da Professora Raquel Pedrosa. Surge de um estágio profissional que tomou lugar na The Brand Coach, uma agência de Marketing Estratégico, que me permitiu adquirir experiência a nível prático, aplicando e fundindo simultaneamente todos os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da minha formação académica. O trabalho propõe uma análise da influência da Estética e Identidade Digital de uma marca na perceção do consumidor, considerando um cenário de mercado digital que prioriza a experiência do consumidor. Inicialmente, por meio de um enquadramento teórico e científico abrangente, o trabalho recorreu a uma revisão de literatura sobre alguns conceitos pertinentes ao tema em análise. Para complementar, foi empregue ainda uma caracterização detalhada da empresa e de todos os seus projetos e serviços. Ademais, após a definição da problemática em estudo, foi conduzida uma investigação com recurso a uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas a consumidores. O propósito estaria na compreensão aprofundada das suas perspetivas relativas ao objeto em estudo. Com base nos dados recolhidos, observamos que efetivamente a Estética e a Identidade Visual de uma marca constituem um pilar fundamental na formação de perceções associadas a uma marca num ambiente online. Estes indicaram que a aparência visual estabelece uma base para a construção de uma imagem distintiva, com associação direta à forma como os consumidores interpretam e se conectam com a marca.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Pedrosa, Raquel
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents