Document details

Dificuldades sentidas pelos professores do 1º ciclo do Ensino Básico no ensino da geometria: um estudo de caso

Author(s): Ribeiro, Leonor

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/53547

Origin: Instituto Superior de Ciências Educativas

Subject(s): Geometria, 1.º Ciclo do Ensino Básico, dificuldades no ensino, formação de professores.; Geometry, 1st Cycle of Basic Education, difficulties in teaching, teachertraining


Description

A Matemática, tal como refere Rodrigues (2010), tem um papel fundamental nodia a dia dos alunos pois podemos encontrá-la em inúmeras circunstâncias diárias e emqualquer outra disciplina escolar. Logo, é uma das disciplinas mais importantes para anossa vida, tanto a nível escolar como a nível pessoal. No entanto, sempre foi vista comouma disciplina difícil e até mesmo assustadora para a maioria dos alunos, sendo-lheatribuída uma conotação negativa. Relativamente à Geometria, considerada uma das bases da Matemática (NCTM,2007), também sempre foi vista como uma parte do conhecimento, não só de ensinar,mas também de aprender, principalmente, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Destaforma, esta investigação tem como principal objetivo destacar as razões que promovemeste acontecimento e tentar encontrar soluções para as resolver, contribuindo para queo ensino da Geometria seja algo mais simples e mudando a forma como este é visto no1.º CEB. Para a realização desta investigação foi elaborado um estudo de caso (Ponte,2006). Os participantes foram cinco professores do 1.º CEB. O instrumento de recolhade dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada a esses cinco professores. Para aanálise de dados foi feita uma análise de conteúdos (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados obtidos mostram que a maioria dos professores sente, de facto,dificuldades no ensino da Geometria, apresentando diversas razões para tal. Das quaisse destacam, a falta de recursos materiais e a extensão do currículo. No entanto, foramapresentadas algumas estratégias para solucionar estas dificuldades como por exemplo,o investimento em materiais manipuláveis, imprescindíveis ao ensino da Geometria, e aaposta na formação contínua dos professores.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Machado, Ricardo
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents