Detalhes do Documento

A importância da Educação Física na infância

Autor(es): Costa, Patrícia

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/53564

Origem: Instituto Superior de Ciências Educativas

Assunto(s): Educação-Física - Profissionais de Educação - Pré-Escolar e 1.º Ciclo - Práticas de Educação Física.; Physical Education - Education Professionals - Pre-School and 1st Cycle - Physical Education Practices


Descrição

A educação física é uma área curricular de extrema importância no desenvolvimento dos alunos. Esta área é vista pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como a única área em que os objetivos curriculares, criam uma simbiose entre o corpo, as competências físicas e assim como a aquisição de valores, com o intuito de desenvolver competências para que sejam bem sucedidos como integrantes presentes na sociedade. (UNESCO, 2015a, 2021). É atualmente considerada, a melhor forma de aquisição destas competências, para o desenvolvimento da Literacia Física, da saúde, e com isso uma maior qualidade de vida para todas as crianças que praticam a Educação Física. (UNESCO, 2021). O docente, seja educador, professor do 1.º Ciclo ou professor da área, é o maior responsável, assim como a escola onde leciona, terão o dever de proporcionar aos alunos uma aprendizagem motivadora e significativa, levando-os a adquirir as competências essenciais de uma forma mais lúdica, com o objetivo de chegar ao sucesso escolar. Este estudo tem como foco perceber a importância da Educação Física, através das percepções dos profissionais, sejam educadores, professores de 1.º Ciclo e professores de Educação Física, sobre as suas práticas. Foi realizado um inquérito por questionário, o qual foi respondido por vinte e sete indivíduos. Relativamente ao tratamento de dados e análise dos mesmos, foi usado uma análise estatística e análise de conteúdos. Os resultado do inquérito, demonstrou que na generalidade, os professores têm qualidade e confiança nos seus métodos de ensino, assim como partilham da opinião de que as escolas sendo espaços físicos ainda precisam de terem estruturas indicadas para esta disciplina basilar.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum; Serpa, Joana
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados