Document details

A GAMIFICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR EM ALUNOS COM MEDIDAS SELETIVAS

Author(s): Mateus, Sérgio ; Simões, Jorge

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/53869

Origin: Instituto Superior Politécnico Gaya

Subject(s): gamificação, educação inclusiva, motivação na educação, didática, tecnologias


Description

Os alunos em educação inclusiva enfrentam desafios que afetam a sua motivação escolar, resultando em desempenhos insatisfatórios e dificuldades de inclusão. A Gamificação, que utiliza elementos de jogo e competição, pode aumentar o envolvimento e a motivação dos alunos, promovendo melhores resultados académicos e inclusão social. Este estudo investigou se a Gamificação pode motivar alunos com Medidas Seletivas. Utilizou-se uma pesquisa qualitativa com 10 alunos do 3.º e 4.º anos, que realizaram tarefas gamificadas na plataforma Quizizz durante quatro semanas. A motivação foi avaliada com a Escala de Motivação de Materiais Instrucionais de John Keller. Os resultados mostraram que a Gamificação aumentou a motivação e o compromisso dos alunos, sugerindo que é uma estratégia eficaz para promover a inclusão escolar.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents