Detalhes do Documento

Associação entre a competência motora e o tempo de reação em crianças do ensino secundário

Autor(es): Fernandes, João

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/54224

Origem: Instituto Piaget

Assunto(s): Educação física; Ensino; Relatório final


Descrição

Este relatório final de estágio, realizado no âmbito do 2.º ciclo de Estudos em Ensino de Educação Física no Instituto Piaget, em Almada, apresenta uma reflexão sobre as competências adquiridas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES). Estruturado em quatro áreas — Profissional, Social e Ética; Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem; Participação na Escola e Relação com a Comunidade; e Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida —, o relatório descreve a instituição de estágio, os objetivos definidos, o planeamento e os métodos de ensino e avaliação aplicados, assim como a interação com a comunidade escolar. Inclui ainda um projeto científico desenvolvido no âmbito da PES, com destaque para a sua relevância prática. Durante este período, foram acompanhas 3 turmas de diferentes ciclos: uma turma de 6º ano (2ºciclo), sob a orientação da professora Teresa Rodrigues, uma de 7º ano (3ºciclo), também sob a orientação da professora Teresa Rodrigues, e uma de 12ª ano (secundário), sob a orientação do professor Tiago Severino. Estes professores Este documento regista as aprendizagens e experiências do ano letivo de 2023/2024 e constitui um recurso de reflexão crítica e aperfeiçoamento contínuo, visando apoiar o desenvolvimento progressivo e sustentado da prática docente no futuro

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum; Flôres, Fábio
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo