Document details

Olhar o Jardim: A importância da observação no Ensino das Ciências no 1º CEB

Author(s): Melo, Ana

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/54549

Origin: Instituto Superior de Ciências Educativas

Subject(s): Ciências; observação; Investigação-Ação; atividades práticas; Sciences; observation; Action-Research; practical activities


Description

É indiscutível a importância do ensino de ciências e das atividades práticas nos dias de hoje. Desde os primeiros anos de escolaridade, o contexto educacional deve incentivar nos alunos o desenvolvimento de uma atitude científica e o interesse pela ciência, capacitando-os para resolver, no futuro, problemas do dia a dia. O presente estudo foi elaborado a partir do trabalho desenvolvido durante a prática de ensino supervisionada realizada no âmbito do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º CEB, o qual permitiu colocar em prática uma investigação-ação sobre a importância da observação na aprendizagem das ciências no 1.º CEB. O estudo destaca a observação como um método eficaz para estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico dos alunos. Descreve como a observação sistemática de elementos naturais em espaços como hortas e jardins escolares pode fortalecer as capacidades de análise e investigação dos alunos, facilitando o estabelecimento de relações entre os conteúdos abordados e o real. O estudo foi conduzido numa turma de 2º ano do 1º CEB, tendo sido implementadas atividades práticas de forma a incentivar a observação e promover a contextualização de conteúdos. Optou-se por um paradigma interpretativo, utilizando-se uma abordagem de investigação-ação, contando-se com os alunos da turma, a estagiária/investigadora e a professora titular como participantes. Os resultados mostraram que, após as atividades práticas, houve um aumento na capacidade dos alunos de identificar e descrever aspetos dos elementos naturais observados e relacioná-los mais facilmente com conteúdos abordados em sala de aula. O estudo conclui que as atividades práticas e a observação são ferramentas essenciais no ensino das ciências, promovendo a aprendizagem e promovendo a compreensão do ambiente natural.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum; Varandas, Ana
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents