Document details

Implementação de programas mistos intensivos (BIPs) para o desenvolvimento de competências na integração de inteligência artificial generativa por alunos e docentes

Author(s): Alves Lopes, António

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.26/57872

Origin: Escola Superior de Saúde do Alcoitão

Subject(s): Inteligência artificial; Educação em saúde; Programas mistos intensivos; Erasmus; Inovação pedagógica


Description

A crescente incorporação da Inteligência Artificial (IA) nos contextos educativos exige a capacitação simultânea de estudantes e docentes para uma utilização crítica, ética e eficaz destas tecnologias. A presente comunicação descreve o desenho, implementação e avaliação de 2 Programas Mistos Intensivos (Blended Intensive Programme – BIP), promovido pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão em colaboração com várias instituições europeias de ensino superior, com o objetivo de desenvolver competências na integração da IA generativa na educação e investigação em saúde. Combinando uma componente virtual e uma semana presencial, os programas exploraram temáticas como organização pessoal, apoio ao ensino e aprendizagem, integridade académica e suporte à investigação, integrando oficinas práticas e momentos de reflexão ética. Os resultados demonstram uma avaliação amplamente positiva por parte dos participantes, com elevados níveis de satisfação relativamente aos conteúdos, apoio, aplicabilidade prática e intenção de recomendação. Estes BIPs revelam-se, assim, uma estratégia eficaz para fomentar a literacia em IA no ensino superior, reforçando a preparação de profissionais para contextos educativos e científicos em constante transformação.

Document Type Text
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Comum
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents