Detalhes do Documento

Administration, management, and leadership theoretical approaches in undergraduate nurse education: a scoping review

Autor(es): Canedo, Estefania ; Fernandes, Carla ; Martins, Maria Manuela

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/57928

Origem: Escola Superior de Enfermagem do Porto


Descrição

Introdução: Nas últimas décadas, a liderança estratégica tem sido identificada como um objetivo global; no entanto, a formação em enfermagem nem sempre fornece o conteúdo necessário em administração e gestão para preparar os enfermeiros aos desafios futuros de liderança. Objetivo: Explorar conceitos, teorias e programas de aprendizagem em administração, gestão e liderança na licenciatura em enfermagem. Métodos: A revisão foi realizada em abril de 2022, seguindo a metodologia JBI e as diretrizes PRISMA-ScR nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, PsycInfo via EBSCO, e Scopus via Elsevier. Literatura cinzenta e estudos não publicados também foram incluídos através do RCAAP, Canadian Science Publishing e Google Scholar. Foram incluídos artigos em inglês, francês, espanhol e português, publicados e não publicados de 2012 a 2022. Resultados: Trinta e um artigos responderam aos critérios de elegibilidade da revisão. Foram identificados uma serie de conceitos-chave e estratégias pedagógicas para a aprendizagem de habilidades de liderança assim como um programa específico de aprendizagem na licenciatura de enfermagem. Conclusão: Foi confirmada a necessidade de introduzir todos os conceitos encontrados, apoiados por teorias adaptadas e lógicas ao nível de graduação. O programa de Liderança Clínica em Enfermagem parece apropriado e pode ser um modelo de implementação, mas é necessária mais investigação para desenvolver um currículo de liderança clínica com base em evidências.

Tipo de Documento Texto
Idioma Inglês
Contribuidor(es) Repositório Comum
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.