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Expetativas Académicas dos Estudantes de Enfermagem: Resultados Preliminares de Estudo Descritivo-Correlacional

Autor(es): Câmara, Mariana ; Gonçalves, Maria Luísa ; Lourenço, Tânia ; Carvalho, José Carlos

Data: 2025

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/58562

Origem: Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny

Assunto(s): Estudantes de Enfermagem; Aspirações Psicológicas; Escolha da Profissão; Educação em Enfermagem


Descrição

Enquadramento: As expectativas académicas prendem-se com construções que incluem perspetivas ideais, antevisões e normas sendo que este conjunto de variáveis influencia a avaliação da satisfação. As expetativas são moldadas pelas experiências anteriores dos estudantes de acordo com os níveis de autonomia experienciados e qualidade dos seus projetos futuros. Objetivos: Identificar as Perceções Académicas-Expetativas (PA-Exp) e as variáveis sociodemográficas dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem (CLE). Material e Métodos: Estudo preliminar quantitativo, transversal, descrito-correlacional, amostra não probabilística acidental de estudantes de enfermagem Portugueses. Os dados foram colhidos com recurso a questionário online (Microsoft Office 365), contendo: variáveis sociodemográficas e clínicas e o Questionário de Percepções Académicas-Expetativas. O tratamento de dados foi realizado no Software IBM® SPSS® Statistic Statistical Package for the Social Sciences, versão 29. O estudo obteve parecer favorável de uma Comissão de Ética. Resultados: Obteve-se uma amostra preliminar de 61 Estudantes de Enfermagem (EE), com média de idades de 21,02 anos (DP= ±4,39). Os resultados obtidos evidenciam elevados níveis de PA-Exp (Me=5,11). A média mais baixa corresponde ao fator pressão social e a mais elevada à formação para o emprego e carreira, correspondendo a dados preliminares. Conclusões: Os estudantes de enfermagem apresentam elevados níveis de expetativas académicas. Os dados preliminares indicam que identificar as áreas específicas das expectativas que necessitam de intervenção permitirá gerir melhor esta fase de transição e poderá refletir-se na qualidade da formação de novos enfermeiros.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Comum
Licença CC
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