Autor(es):
Catarreira, Cátia Sofia Sá Rato
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.26/9201
Origem: Instituto Politécnico de Portalegre
Assunto(s): Educação pré-escolar; Emoções; Afetos; Inteligência emocional; Relação pedagógica; Preschool education; Emotions; Affections; Emotional intelligence; Pedagogical relationship
Descrição
O presente trabalho apresenta a descrição e reflexão do percurso experienciado numa sala heterogénea de jardim-de-infância da rede pública da cidade de Portalegre, sob um trajeto de investigação-ação. Intitulado “As emoções das crianças em contexto de educação Pré-Escolar”, este estudo procura contribuir de algum modo para a melhoria das práticas pedagógicas, nomeadamente no que ao bem-estar emocional diz respeito e passar a mensagem de que a educação também é feita de afetos e emoções. Ao longo da nossa prática foram definidos alguns objetivos, como promover um ambiente educativo onde a criança se sinta integrada, escutada e valorizada, contribuindo assim para a sua autoestima e desejo de aprender e desenvolver atividades para a valorização das emoções e dos afetos. Para concretizar este objetivo foram criadas atividades a realizar. A consciência das emoções por parte do educador é naturalmente essencial na sua profissão, pois este, através das emoções, consegue melhorar o desempenho das suas funções. Para além disso, se os educadores de infância compreenderem as emoções das crianças, será muito mais fácil gerir o seu grupo de modo a que estas também possam sentir um bem-estar emocional. Com o desenvolvimento deste tema foi possível confirmar a importância que têm as emoções e os afetos, bem como concluir que valorizar atividades deste âmbito permite reforçar a afetividade, quer entre as crianças quer entre o educador e estas.