Author(s): Morais, José ; Leite, Isabel ; Kolinsky, Régine
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10434
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): leitura; escrita; aprendizagem da leitura
Author(s): Morais, José ; Leite, Isabel ; Kolinsky, Régine
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/10434
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): leitura; escrita; aprendizagem da leitura
A Leitura é uma forma específica de processamento de informação, e a aprendizagem da leitura é, portanto, a aprendizagem desses processos. Numa definição mais aprofundada, ler é transformar representações gráficas da linguagem em representações mentais da sua forma sonora e do seu significado. Quando se trata de um texto, o objectivo da leitura é poder apreender o seu sentido. O presente capítulo aborda o processo de aprendizagem da leitura descrevendo as condições de aprendizagem e os patamares percorridos pelo leitor aprendiz até alcançar a desejada fluência na leitura; a fluência que permite a compreensão do texto escrito. Neste processo regiões corticais reciclam a sua anterior função e especializam-se em processos que possibilitam o rápido reconhecimento de letras e de palavras escritas. Foca-se a influência das variáveis socioculturais e discutem-se as implicações práticas das mais recentes descobertas científicas para o ensino da leitura e para a recuperação daqueles que exibem dificuldades específicas na sua aprendizagem.