Author(s):
Veiga, Feliciano ; Almeida, Ana ; Carvalho, Carolina ; Galvão, Diana ; Goulão, Fátima ; Marinha, Fernanda ; Festas, Isabel ; Janeiro, Isabel ; Nogueira, João ; Conboy, Joseph ; Melo, Madalena ; Taveira, Maria do Céu ; Sara, Bahia ; Caldeia, Suzana ; Pereira, Tiago
Date: 2015
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/13937
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Envolvimento Estudantes na Escola; Psicologia da Educação
Description
Nota de Abertura O “I Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação” (ICIEAE) foi organizado no âmbito do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção” (EAE-DP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013. Foi um Congresso que, embora na sua primeira edição, adquiriu uma dimensão internacional, com 405 participantes, de 15 países, 3 conferências de convidados internacionais de elevado mérito científico, 3 mesas redondas com a participação de especialistas internacionais de renome, e 14 simpósios, para além de 4 centenas de comunicações e posters. Nos educadores, nos professores e na sociedade em geral, tem vindo a ser notória a inquietação perante o declínio da motivação académica dos alunos, o aumento da alienação, as elevadas taxas de abandono escolar, o consumo de substâncias adversas, a quebra na saúde mental e nos resultados escolares. Esta preocupação é consonante com a constatação de que a ausência de envolvimento dos alunos na escola (EAE) é um problema persistente e que se verifica num grande número de situações. A literatura revela a existência de consenso no que respeita ao facto de o envolvimento englobar diversos componentes, suscetíveis de desencadear diferentes efeitos e de serem influenciados por diversas variáveis, quer de tipo pessoal quer contextual. A necessidade de repensar as instituições educativas face às mudanças paradigmáticas torna atual e importante a criação de oportunidades de reflexão e análise acerca da Educação, tomando como objeto de estudo o envolvimento na escola. O conceito “envolvimento dos alunos na escola” (EAE) – engagement – tem assumido grande centralidade na educação. Entendido por nós como a vivência de ligação centrípeta do aluno à escola, em dimensões específicas como a cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa, trata-se de um conceito transdisciplinar que tem sido apontado como uma via de respostas aos problemas nas escolas dos nossos dias. Os textos selecionados neste Livro de Atas destacam a importância e a multidimensionalidade do EAE, e centram-se na procura de respostas ao seguinte problema de investigação: Como têm ocorrido os contributos da investigação em Psicologia e Educação para a análise das variações do envolvimento dos alunos na escola – engagement –, para a compreensão dos seus antecedentes e das suas repercussões, e para o estudo da complexidade que marca as políticas e as práticas de aprendizagem e de ensino? Divulgar resultados da investigação acerca do envolvimento dos alunos na escola (EAE), analisar práticas educativas promotoras do envolvimento na escola, e equacionar novas linhas de pesquisa constituem-se como objetivos dos trabalhos que integram este livro. Espera-se contribuir para lançar desafios e gerar razão crítica, sendo que as opiniões e os conteúdos apresentados são, naturalmente, da responsabilidade dos seus autores. Procura-se contribuir, assim, para o debate e para a problematização de questões que se colocam em torno do problema de investigação formulado – na escola, na família e na sociedade. Importa, em suma, perceber as vivências centrípetas de ligação à escola, valorizando contributos da investigação em áreas disciplinares diversas, no sentido da realização pessoal e social dos alunos na escola, e mais tarde na vida. Para além dos trabalhos publicados neste Livro de Atas, apresentados no ICIEAE, encontra-se disponível um conjunto de outros estudos, no E-Book intitulado “Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas Internacionais da Psicologia e Educação / Students’ Engagement in School: International Perspectives of Psychology and Education”, disponível, também, no site do Instituto de Educação. Cumpre agradecer a todos aqueles que tornaram possível a realização dos produtos do Congresso, sobretudo aos participantes. Destaca-se a FCT pelo apoio financeiro concedido. Releva-se o Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa, pelo acolhimento e apoio institucional. Aos funcionários do IE, um obrigado especial pelo seu profissionalismo. A todos, o meu muito obrigado. Feliciano H. Veiga Coordenador do ICIEAE