Author(s):
Almeida, Leandro S. ; Lemos, Gina C. ; Guisande, M. Adelina ; Primi, Ricardo
Date: 2009
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/1811
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Inteligência; Teoria Gf-Gc; Normas; Escolarização; Idade
Description
Resumo: Ainda que haja controvérsias com a definição e a medida da inteligência (número e estrutura da organização), as investigações apontam que o desenvolvimento cognitivo está associado com a idade e a escolaridade, embora não se saiba exatamente qual a influência única de cada uma dessas variáveis. Da resposta a esta pergunta decorre uma implicação prática no tipo de normas que os testes de inteligência apresentam na infância e na adolescência. Neste estudo analisaramse os dados de uma amostra representativa de alunos portugueses (7a e a 9ª série) na Bateria de Provas de Raciocínio sugerindo-se que a série escolar tem um maior impacto no desempenho, ao mesmo tempo que o impacto da idade não é linear Assim, parece mais adequado tomar a série escolar que a idade dos alunos na fase da adolescência na elaboração de normas de grupo em testes de inteligência.