Author(s): Bico, Isabel ; Lopes, MJ
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/27293
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): DOR; Programa educativo; Intervenção de enfermagem; capacitação
Author(s): Bico, Isabel ; Lopes, MJ
Date: 2020
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/27293
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): DOR; Programa educativo; Intervenção de enfermagem; capacitação
O desenvolvimento de um programa educativo para capacitação, exige uma avaliação do número de momentos de interação necessários para que o processo ocorra. Existem condicionalismos à efetivação dos momentos de contacto, tais como, o estado clínico do doente, a literacia e o desenvolvimento do processo de saúde doença. A aplicação do programa em três momentos de ensino foi o mais frequente nesta população. Após a aplicação do programa, a maioria dos doentes/cuidadores apresentam capacidade para identificar, avaliar e monitorizar a dor e outros sintomas, assim como as alterações nas atividades de vida. Verificou-se uma melhoria na gestão da terapêutica antiálgica.