Autor(es):
Carvalho, Ana ; Matos, Alexandre
Data: 2021
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/29380
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): digital competences; museums; museum sector; project Mu.SA; Portuguese museum sector; digital transformation; museum training; museum professionals; competências digitais; museus; museus portugueses; projeto Mu.SA; formação museus; transformação digital; profissionais de museus; museus e transformação digital
Descrição
Neste capítulo (com Alexandre Matos) analisamos o panorama museológico português em termos de necessidades e da oferta formativa quanto às competências digitais, considerando a formação formal proporcionada pelos cursos de mestrado em museologia e a formação não formal dirigida aos profissionais de museus. Em relação aos planos curriculares dos mestrados em museologia, a pesquisa evidencia uma abordagem pouco estruturada às tecnologias, sendo globalmente introduzidas de forma muito pontual e fragmentada (ex. inventário e gestão de colecções). No que concerne à oferta de formação não formal também se identifica um enfoque residual e pouco estruturado quanto às competências digitais e à introdução das tecnologias. Propõe-se um investimento continuado e assertivo no desenvolvimento profissional, com acento nas competências digitais e no desenvolvimento tecnológico que permita, por sua vez, acompanhar as dinâmicas e as expectativas da sociedade contemporânea. In this chapter, Carvalho (with Alexandre Matos, Universidade do Porto) analyses the Portuguese situation in terms of needs and training offer regarding digital competences, focusing on formal training in museology master’s and non-formal training for museum professionals available. The findings suggest that, in relation to museology curricula, there is little evidence of a systematic approach to digital competences, where technology may make a punctual and fragmented appearance according to the themes covered (e.g. inventory and collections management). In what concerns non-formal training, there is also a limited focus on digital competences and technology topics, insofar as it is explored in an unstructured way. It proposes that professional development will need to address new competences related to digital technologies as part of the changing dynamics and expectations of contemporary society.
575907-EEP-1-2016-1-EL-EPPKA2-SSA; CIDEHUS - UIDB/00057/2020