Autor(es):
Dias, Rui ; Nascimento, Francisco ; Leal Machado, Isabel ; Pereira, Eduardo ; Paiva, André ; Batista, Adriana ; Silva, Vânia ; Gomes, Adelina ; Silva, Mário ; Soares, Alexis ; Garcia, Karina
Data: 2022
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/32874
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Supercontinentes; Ensino da Geologia; Tectónica de Placas; Evolução da Vida
Descrição
A evolução do conhecimento do interior do nosso planeta tem levad o a profundas alterações da forma como a dinâmica da Terra é encarad a, evidenciando a existência de ciclo dos supercontinentes. Esta transformação tem permitido uma visão mais integradora, onde os processos tectónicos e de evolução da Vida na Terra surgem como complementares. No entanto, esta nova abordagem ainda não se reflete nos curricula do ensino. A realiza - ção de um conjunto de atividades práticas explorando a forma como os grandes blocos continentais foram evoluindo, desde o superconti nen t e Rodíni a até à Atualidade, e a sua influência na dispersão de alguns dos principais grupos de seres vivos, constitui uma abordagem eficiente de alguns aspetos associados ao ciclo dos supercontinentes.