Author(s):
Coppi, Marcelo ; Fialho, Isabel ; Cid, Marília
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/33437
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Literacia científica; Avaliação; Evidências de validade baseadas no conteúdo
Description
O estudo tem como objetivo a recolha de evidências de validade baseadas no conteúdo de um instrumento piloto de avaliação da literacia científi ca. A recolha foi realizada em sete etapas: defi nição dos domínios cognitivos, defi nição do universo e da representatividade do conteúdo, elaboração da tabela de especifi cação, construção do instrumento, análise teórica dos itens e análise empírica dos itens. Foram se-lecionados 35 itens, que avaliam a compreensão, a análise e a avaliação das competências presentes nos principais documentos curriculares portugueses. O teste piloto foi aplicado a 176 alunos de oito escolas da região sul de Portugal. A análise empírica revelou a presença de 14 itens muito fáceis e sete muito difíceis, os quais devem ser revistos para adequar o instrumento às competências da população-alvo.