Autor(es):
Bonito, Jorge ; Morgado, Margarida ; Rebelo, Dorinda ; Marques, Luis ; Andrade, António Soares de ; Medina, Jorge
Data: 2023
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/33720
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): CTS; Geologia; Manual do alunos
Descrição
O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de Reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Procedeu-se à aplicação dum instrumento já testado, constituído por 2 dimensões e 14 indicadores; fez-se a sua análise quanto à abordagem CTS. Os resultados apontam que todos os indicadores, à exceção de um, foram considerados nos documentos em apreciação. A análise da abordagem CTS foi ampliada com o cálculo das ocorrências por unidade temática, tendo-se verificado alguma heterogeneidade sem, contudo, deixar de ser contemplada. É lícito concluir que este estudo serve para mostrar que no documento analizado a raiz CTS é evidente.