Detalhes do Documento

Utilização de dados do satélite Sentinel-2e de espectroscopia NIR para a quantificação de nutrientes na nogueira-comum (Juglans regia L.)

Autor(es): Mendes, Maria Beatriz ; Farinha, Daniela ; Sousa, Adélia ; Barroso, João Manuel ; Peixe, Augusto ; Rato, Luis Miguel ; Dias, António ; Rato, Ana Elisa

Data: 2023

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/33950

Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora

Assunto(s): Nogueira; Nutrientes; Deteção remota; FT-NIR; Sentinel2


Descrição

A determinação do teor de nutrientes em culturas agrícolas requer periodicidade na colheita de amostras foliares que serão futuramente analisadas em laboratórios acreditados para o efeito. Desta forma, são disponibilizadas aos agricultores recomendações de fertilização baseadas nos resultados das análises foliares. Este processo é moroso e requer uma recolha representativa das amostras principalmente em parcelas com um certo nível de heterogeneidade espacial. A existência de metodologias alternativas que permitam obter a informação acerca do teor de nutrientes em culturas agrícolas de forma rápida e mais representativas da parcela, será́ uma mais-valia importante na gestão da nutrição em qualquer espécie vegetal. Este trabalho teve como objetivo encontrar metodologias para avaliar o nível nutricional (teor de azoto (N), cálcio (Ca) e potássio (K)) de um pomar de nogueiras, recorrendo a informações do satélite de observação da Terra, Sentinel-2. Este trabalho decorreu durante a campanha de 2021 num pomar de nogueiras no Alentejo. Foram recolhidas amostras foliares em 6 datas diferentes e determinados, pelos métodos analíticos de referência, os teores de nutrientes de azoto cálcio e potássio, tendo os valores obtidos sido comparados com a informação das bandas espectrais disponibilizados pelo satélite Sentinel-2 e dos índices calculados: índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) e índice de água por diferença normalizada (NDWI). Foi utilizada a regressão linear múltipla para a obtenção de modelos de predição das variáveis resposta (teor de N, Ca e K) a partir das variáveis independentes. Os modelos obtidos para os nutrientes em estudo apresentaram um nível de confiança muito aceitável sendo considerados modelos relativamente robustos, tendo sido utilizados para a construção de mapas de distribuição espacial do N, Ca e K na cultura.

Tipo de Documento Palestra
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo