Author(s):
Duarte, Beatriz ; Almeida, Nuno ; Teixeira, Mário Coelho
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/34076
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): gestão do desporto; influenciadores digitais; marketing digital; redes sociais; sport management; digital influencers; social media; fitness
Description
RESUMO: A crescente necessidade de comunicar e partilhar conteúdos através das redes sociais e outros canais de comunicação interativos permite transmitir a mensagem ao maior número de pessoas. O estudo pretende conhecer as motivações dos seguidores e compreender os influencers fitness. Metodologicamente, aplicámos um questionário nas diversas redes socias e obtivemos uma amostra por conveniência. Analisámos os dados recorrendo ao SPSS Statistics e utilizámos como técnicas a correlação de Pearson. Os resultados revelaram que a ação dos influencers provocou a alteração de comportamentos dos seguidores, tais como, fazer a mesma receita, o mesmo treino e o mesmo exercício. Os seguidores são motivados pelo elevado número nos perfis dos influenciadores e procuram inspiração para o estilo de vida. Contraditoriamente, os utilizadores não concordam que possuir muitos seguidores equivale a deter conhecimento técnico. Concluímos que os comportamentos dos seguidores são alterados por inspiração dos influenciadores, pretendendo maior similaridade física aos modelos de referência. As redes sociais são ferramenta para incentivar estilos de vida mais ativos e saudáveis com profissionais do exercício físico. ABSTRACT: The growing need to communicate and share content through social networks and other interactive communication channels makes it possible to transmit the message to as many people as possible. The study aims to know the motivations of the followers and understand the fitness influencers. Methodologically, we applied a questionnaire in the different social networks and obtained a sample for convenience. We analyzed the data using SPSS Statistics and used Pearson's correlation techniques. The results revealed that the action of the influencers caused a change in the behavior of the followers, such as making the same recipe, the same training and the same exercise. Followers are motivated by the high number of influencers' profiles and seek inspiration for their lifestyle. Contradictorily, users do not agree that having many followers is equivalent to having technical knowledge. We conclude that the behavior of followers is altered by inspiration from influencers, aiming at greater physical similarity to the reference models. Social networks are a tool to encourage more active and healthy lifestyles with exercise professionals. RESUMEN: La creciente necesidad de comunicar y compartir contenidos a través de las redes sociales y otros canales de comunicación interactivos hace posible transmitir el mensaje al mayor número de personas posible. El estudio tiene como objetivo conocer las motivaciones de los seguidores y comprender a los influencers del fitness. Metodológicamente, aplicamos un cuestionario en las diferentes redes sociales y obtuvimos una muestra por conveniencia. Analizamos los datos utilizando SPSS Statistics y utilizamos las técnicas de correlación de Pearson. Los resultados revelaron que la acción de los influencers provocó un cambio en el comportamiento de los seguidores, como hacer la misma receta, el mismo entrenamiento y el mismo ejercicio. Los seguidores están motivados por la gran cantidad de perfiles de influencers y buscan inspiración para su estilo de vida. Contradictoriamente, los usuarios no están de acuerdo en que tener muchos seguidores equivale a tener conocimientos técnicos. Concluimos que el comportamiento de los seguidores se ve alterado por la inspiración de influencers, buscando una mayor similitud física con los modelos de referencia. Las redes sociales son una herramienta para fomentar estilos de vida más activos y saludables con los profesionales del ejercicio.