Autor(es):
Sebastião, Luís ; Cristóvão, Ana Maria ; Rebelo, Hugo ; Cid, Marília ; Costa, Paulo ; Fialho, Isabel ; Saragoça, José
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/37050
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Plano 21|23 Escola+; Flexibilidade Curricular; Boas práticas
Descrição
O Estudo Observacional, cujo relatório se apresenta, visa, partindo de estudos de caso em oito Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas, descrever as práticas pedagógicas e organizacionais que permitiram às escolas identificadas terem um desempenho acima daquele que seria esperado, tidas em consideração as suas condições contextuais e de partida. A identificação dessas escolas foi feita no âmbito da realização dos Estudos Amostrais Exploratórios. Proposta metodológica, da autoria da Comissão de Acompanhamento criada no âmbito da RCM n.º 20/2021, de 7 de julho, estudos que foram publicados em julho de 2022 pela Direção-Geral da Educação1. O presente trabalho foi realizado como uma das componentes de um contrato estabelecido entre a DireçãoGeral da Educação e a Universidade de Évora, através do seu Centro de Investigação em Educação e Psicologia, sendo a outra componente o acompanhamento da Direção-Geral de Estatísticas em Educação e Ciência (DGEEC) na realização de Estudos Amostrais Exploratórios no Ensino Secundário2, com que se dá continuidade à estratégia iniciada com os Estudos Amostrais Exploratórios previamente realizados no ensino básico. Os objetivos específicos dos Estudos Observacionais visados pela equipa de monitorização do Plano 21|23 Escola+, de cuja consecução se pretende aqui dar conta, são os seguintes: Conhecer as ações específicas em curso no âmbito do Plano 21|23 Escola+ cuja implementação pode estar relacionada com a melhoria dos resultados de aprendizagem dos alunos; Realizar estudos de caso em escolas de todos os ciclos de ensino do ensino básico, tendo como público-alvo as escolas que foram apuradas através do documento intitulado “Estudos amostrais exploratórios”; Descrever ações pedagógicas e organizacionais associadas a uma maior eficácia, qualidade e equidade educativas, em todos os ciclos de ensino do ensino básico, por forma a poderem configurarse como instrumento de governação educativa da Escola