Autor(es):
Fialho, Isabel ; Cristóvão, Ana Maria ; Rebelo, Hugo ; Leal, Fátima ; Sebastião, Luís ; Costa, Paulo ; Cid, Marília ; Tirapicos, Filipa ; Gonçalves, Teresa ; Roque, Catarina
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/37052
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Descrição
O Projeto Mochila Leve (PML) é uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras (CMO) que teve início no ano letivo 2018/2019, no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). De acordo com o Relatório Intercalar - Programa Mochila Leve (2019/2020), o projeto contempla um conjunto de medidas estratégicas, tendo a CMO assumido compromisso em relação a algumas. As medidas estratégicas definidas no PML são as seguintes: (i) criar uma rede concelhia de docentes, pertencentes a diferentes níveis de ensino e Agrupamentos de Escolas que reúne, periodicamente, para planificar, partilhar experiências pedagógicas e gerar uma comunidade de reflexão sobre a adoção obrigatória de manuais escolares, no 1.º CEB, e a importância da utilização de recursos didáticos diversificados que promovam o envolvimento e a aprendizagem dos alunos, ao longo de todos os ciclos de ensino; e (ii) criar condições para o desenvolvimento profissional dos docentes assente no trabalho colaborativo e na utilização de recursos didáticos diversificados: materiais manipuláveis, plataformas digitais, materiais didáticos diferenciados, criação de recursos próprios, entre outros, em substituição dos manuais escolares que deixam de ser o recurso principal para a aprendizagem em sala de aula. Para operacionalizar o projeto, a CMO comprometeu-se com as seguintes ações estratégicas: a) organização de uma oferta formativa, contínua, aos docentes recorrendo a entidades parceiras; b) reforçar o sinal de internet nas escolas que integrassem o projeto; c) o acesso a uma plataforma Moodle para reflexão e partilha de recursos e práticas; d) atribuir a cada Agrupamento de Escolas um subsídio para a aquisição de material didático e tecnológico (tablets e respetivas capas e armário de carregamento), de acordo com o respetivo rácio de alunos e turmas envolvidos, para que cada professor garantisse a existência de diversos recursos para além do manual escolar, no 1.º CEB. (Domingos, Gomes, & Matos, 2020a, p.4) Ainda no âmbito dos compromissos assumidos, para além dos que constam no Relatório Intercalar - Programa Mochila Leve (2019/2020), a CMO, disponibiliza o acesso a uma plataforma de recursos educativos digitais (por exemplo: Escola virtual) e distribuiu um tablet por cada dois alunos e um tablet por professor. Em 2019-2020, o PML foi ampliado no 1.º CEB e foi criado um projeto-piloto no 2.º ciclo, com turmas do 5.º ano, no 3.º ciclo com turmas do 7.º ano e no ensino secundário com turmas dos cursos científico-humanísticos e cursos profissionais. As figuras seguintes ilustram o número de agrupamentos de escolas (AE), de estabelecimentos de ensino (Figura 1), de turmas, de alunos (Figura 2) e de professores (Figura 3) envolvidos no projeto ao longo dos cinco anos de implementação.