Author(s): Lança, MJ ; Faustino-Rocha, AI
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/37299
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Author(s): Lança, MJ ; Faustino-Rocha, AI
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/37299
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
A educação foi significativamente afetada pela pandemia por COVID-19. Em resposta às restrições impostas pela pandemia, algumas aulas teórico-práticas de miologia da unidade curricular Anatomia I, do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária foram lecionadas por Zoom. A perceção dos alunos relativamente ao ensino e aprendizagem da miologia veterinária durante a pandemia foi avaliada por meio de um inquérito. Os alunos tiveram algumas limitações no acesso à internet, e sentiram-se distraídos e desmotivados durante as aulas online. Embora os alunos reconheçam que o estudo da miologia online facilitou a identificação dos músculos no cadáver, a maioria dos alunos sentiu falta de contacto com o cadáver e não equaciona a possibilidade de estudar miologia com recurso apenas softwares e modelos anatómicos. Apesar do número crescente de recursos digitais para o ensino e aprendizagem da Anatomia, o cadáver permanece imprescindível no ensino médico.