Autor(es): Macedo, Laureano ; Alvim, Luísa ; Gomes, Marta ; Ferreira, Monica ; Batista, Paulo ; Patrício, Sandra
Data: 2024
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Autónoma Academy; Pós-graduação
Autor(es): Macedo, Laureano ; Alvim, Luísa ; Gomes, Marta ; Ferreira, Monica ; Batista, Paulo ; Patrício, Sandra
Data: 2024
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Autónoma Academy; Pós-graduação
Este artigo apresenta uma análise preliminar das duas primeiras edições do curso de pós- -graduação em Promoção e Dinamização Cultural e Educativa em Arquivos e Bibliotecas, ministrado pela Autónoma Academy em 2023 e 2024, em Portugal. O curso, realizado totalmente online, torna-se acessível a alunos e docentes de diversas geografias e contribui para o intercâmbio de experiências académicas. Tem como objetivos o desenvolvimento da investigação nas áreas de promoção e dinamização cultural e educativa, bem como a preparação de profissionais para a organização de iniciativas diversas em bibliotecas e arquivos. Pretende-se assim fortalecer estas instituições como espaços de criação cultural, favorecendo o acesso à informação, conhecimento e cultura. A metodologia combina abordagens quantitativas e qualitativas, com análise documental e de conteúdo. Os resultados revelam a diversidade geográfica e académica dos participantes, com alunos provenientes de diversas regiões de Portugal continental e Regiões Autónomas, e docentes com variadas especialidades e proveniências geográficas. Destaca-se uma mudança no perfil dos discentes entre as duas edições, com um aumento significativo de mestres e até mesmo um doutoramento na segunda edição. No entanto, também houve um aumento no número de alunos desempregados ou inativos profissionalmente, indicando uma busca por novas oportunidades ou uma mudança de carreira. Em relação à formação académica, a maioria dos alunos possui licenciatura em Ciências Sociais e Humanas, mas há uma diversidade crescente de formações de base. Quanto à empregabilidade, verifica-se que a maioria dos alunos que concluíram o curso estão empregados na área da informação, embora um número significativo se encontre na procura ativa de emprego no sector. Contudo, a participação ativa e o interesse dos alunos nas aulas e nos trabalhos destacam o valor desta pós-graduação para o desenvolvimento profissional. Estas conclusões sugerem que a diversidade geográfica e académica dos participantes enriquece a experiência de aprendizagem e promove um ambiente colaborativo e de troca de conhecimentos.