Autor(es):
Pereira, Cláudia Sousa ; Navas, Diana ; Garcia, Flávio
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/37814
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Livro-objeto; Narrativa híbrida; Narrativa multimodal; Narrativa crossover
Descrição
Pode-se dizer também que esses objetos de qualidade estética, e por isso são corpora dos estudos contidos neste dossiê, objetos a que convencionamos chamar, quando ainda têm o formato parecido com o de um livro, de livros-objeto, alcançaram o grande objetivo dos estudiosos de literatura que, no ambiente tangencial, mas não exclusivo da formação de educadores, pedagogos, professores, sempre tiveram como sua ambição: a de que um bom livro infantil é o que continua a ser lido com prazer e nutrindo o(a) leitor(a) adulto(a), porque só os encarando assim, poderemos trabalha-los no campo dos estudos literários.Felizes esses trabalhadores que, neste dossiê como em vários grupos de pesquisa acadêmica em várias partes do mundo, vão fazendo esse trabalho essencial às ciências humanas e sociais: pegar numa obra de arte que, usando o mesmo suporte em papel ou um suporte de nova geração, se constrói numa narrativa que conta o ser humano e a sua relação com os outros, no tempo e no espaço, pela palavra ou pela sua evocação, cruzando-a e se enredando com outras linguagens, as quais completam e enriquecem a comunicação que segue o caminho do belo.