Autor(es): Roque, Sílvia
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/38018
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): mulhers; nação; lutas; cinema
Autor(es): Roque, Sílvia
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/38018
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): mulhers; nação; lutas; cinema
Este artigo analisa entrosamentos entre representações de mulheres e das suas lutas e representações da nação no imaginário social e na sua expressão cinematográfica na Guiné-Bissau. Fá-lo através de dois filmes que, embo ra diferentes, estão unidos pela visão da guerra/luta de libertação como momento de construção da nação e pelo protagonismo que é dado às mulheres em ambos: Mor tu Nega (1988), a ficção de Flora Gomes, e Bissau d’Isabel (2005), o documentário de Sana Na N’Hada. Problemati za a imaginação das mulheres como sustentáculos da na ção, estabelecendo um diálogo entre a imaginação fora e dentro da tela e face a um sentimento partilhado de or fandade da nação.