Author(s):
Mateus, Dina ; Galacho, Cristina ; Dinis, Maria ; Teixeira, Margarida ; Viegas, Laura ; Gaspar, Marcelo ; Pardal, Ana ; Manteigas, Vítor ; Moreira, Anabela
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/38278
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Ensino superior; educação; sustentabilidade; gestão de resíduos; economia circular; gestão de recursos
Description
As Instituições de Ensino Superior (IES) têm um papel crucial na educação para a economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos (ECGSRR), cabendo-lhes assegurar a transmissão de conhecimento e valores aos estudantes, que serão os futuros profissionais e decisores. Neste contexto, a missão das IES inclui diagnosticar e enfrentar os desafios ambientais contemporâneos, oferecendo uma formação inovadora que enfatize a responsabilidade ambiental e social e as práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo geral identificar e diagnosticar conhecimentos gerais em termos de economia circular e gestão sustentável de recursos e resíduos, por parte dos estudantes das IES portuguesas. Foi desenvolvido no âmbito da Rede Campos Sustentável (RCS) pelo Grupo de Trabalho Economia Circular e Gestão de Resíduos.