Author(s):
Lima, Mariana da Silva ; Lima, Thayana Maria Lopes de ; Conde, Jorge ; Bonito, Jorge
Date: 2025
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/38762
Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora
Subject(s): Saúde mental; Sofrimento mental; Pós-graduação
Description
Uma realidade bastante comum entre os universitários no sistema académico vigente é o alto índice de perturbações mentais, que se registam no âmbito da graduação e, cada vez mais frequente, em estudantes de pós-graduação. As cobranças diversas da vida académica e a competitividade inerente ao ambiente universitário estão constantemente a desafiar a saúde mental dos estudantes, resultando em perturbações psíquicas que podem influenciar a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Levando em consideração esta realidade, este artigo objetiva examinar, através de uma revisão bibliográfica narrativa, aspetos relacionados com a saúde mental na pós-graduação e as implicações para o seu desenvolvimento profissional, a sua aprendizagem e o seu bem-estar. Foram considerados três temas principais: o bem-estar e a pós-graduação, o papel das instituições e dos programas de pós-graduação, e a relação supervisor-supervisando e as suas implicações no desenvolvimento profissional. Foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online e Google Académico, com os seguintes descritores: “bem-estar e pós-graduação”, “relação supervisor-supervisando e saúde mental”, “saúde mental e pós-graduação”, “saúde mental e doutoramento”. As investigações selecionadas passaram por uma triagem com base na leitura dos resumos, sendo excluídos aqueles que não estavam diretamente relacionados com o objeto de estudo. Foram analisadas 17 publicações de revistas científicas. Nessa análise foram considerados unicamente trabalhos publicados entre 2017 e 2023. Os trabalhos foram analisados na sua integralidade, passando por um processo de classificação e a seguir foram compilados a partir dos eixos centrais da pesquisa já apresentados. A relação supervisor-supervisando foi um dos elementos mais destacados na pesquisa como influenciador da saúde mental dos supervisandos, além da questão financeira e a pressão para manter um nível de produtividade que inviabiliza um convívio familiar saudável e momentos de lazer satisfatórios. Os dados recolhidos mostram que o modelo académico vigente afeta a saúde mental e o bem-estar dos estudantes, sendo necessário prestar maior atenção à questão das perturbações mentais na academia, de modo que os futuros profissionais e investigadores possam gozar de uma boa qualidade de vida ao longo de seus estudos académicos.