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Direito à Saúde e Invisibilidade - A INVISIBILIDADE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS: AS INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS NA INCLUSÃO DOS MIGRANTES EM PORTUGAL

Author(s): Fragoso, Rui ; Marreiros, Cristina ; Jorge, Fátima ; Ventura, José Biléu ; Quaresma, Rui

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/39022

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): Inclusão; Migrantes; Negócios; Indústrias Culturais e Criativas


Description

A invisibilidade é um problema que atinge muitos cidadãos nas sociedades contemporâneas, por terem, de alguma forma, o exercício da sua cidadania reduzido devido a fatores de exclusão, como pobreza, habilitações reduzidas, estrato social, língua, religião, nacionalidade, género entre outros. No mundo dos negócios, o problema da invisibilidade também pode ser visto de várias formas. Uma das formas mais comuns de invisibilidade nos negócios é o caso da empresa que luta estrategicamente para que ela e os seus produtos sejam notados no mercado, mas naverdade passam despercebidos aos olhos dos consumidores. A invisibilidade nos negócios pode estar associada à falta de acesso aos recursos, como por exemplo a falta de conhecimento, de networking ou de parecerias. Outra forma de invisibilidade no mundo dos negócios, que infelizmente tem crescido um pouco por todo o mundo, está relacionada com fenómenos de economia paralela, desvio de capitais e fuga ao fisco. Por último temos a invisibilidade devido a fatores socioeconómicos de exclusão. Este artigo foca-se neste último tipo de invisibilidade que leva à exclusão social e num público muito particular, que são os migrantes. Mesmo num país da União Europeia (UE) que exerce um controlo rigoroso das suas fronteiras internas e externas e que se pauta pela defesa dos direitos, garantias e liberdades dos cidadãos, os migrantes são alvo de fenómenos de invisibilidade. Na origem dessa invisibilidade podem-se identificar várias causas, como a pouca formação, culturas diferentes, fraco acesso a recursos, dificuldade no domínio da língua portuguesa ou até mesmo da língua inglesa entre outras. Nessa perspetiva, a cultura, as experiências e o saber fazer são recursos importantes que os migrantes podem valorizar através da exploração de oportunidades de negócio no sector das indústrias culturais e criativas (ICC).

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Language Portuguese
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