Document details

Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível. Perspetivas do projeto InMAP

Author(s): Carvalho, Ana ; Batista, Paulo

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10174/39289

Origin: Repositório Científico da Universidade de Évora

Subject(s): património imaterial - documentação; preservação digital; acesso digital; história oral; arquivos; museus; bibliotecas; património digital; digitalização; transformação digital


Description

Nas últimas décadas aumentou significativamente o número de novos serviços de informação (museus, bibliotecas, arquivos) e outras organizações (universidades, escolas, associações). Identificam-se alguns aspetos que contribuíram para essa realidade: o desenvolvimento da História oral reforçou a necessidade de documentar as memórias de pessoas, comunidades e participantes de eventos passados; o impacto da Convenção da UNESCO (2003) para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial (PCI) evidenciou a necessidade de valorizar e documentar saberes e práticas tradicionais para um futuro sustentável; e a necessidade de enriquecer os arquivos oficiais com as experiências e a participação das comunidades. Muitos desses arquivos de memória recente contêm gravações sonoras/audiovisuais, fotografias e outros documentos relacionados com a preservação da memória e com a documentação do PCI, em formato analógico- digital. Por outro lado, muitos destes novos aquivos e repositórios têm sido impulsionados pelas tecnologias digitais, cujo desenvolvimento trouxe mudanças e desafios para os serviços de informação e respetivos profissionais, pedindo novas competências e conhecimentos. O projeto InMAP-Memórias e Arquivos: Mapear o (In)tangível (2024-2025) analisa a situação dos arquivos de memória portugueses criados nas últimas duas décadas por organizações patrimoniais. Além de caracterizar esses arquivos que documentam o PCI e a História oral, importa compreender a dimensão das barreiras à documentação, preservação, acesso e comunicação. O diagnóstico contribuirá para informar políticas públicas nesse âmbito. O estudo combina um conjunto de instrumentos de análise, que incluem um inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas e grupos focais. Esta apresentação discutirá os objetivos do projeto InMAP.

O projeto InMAP (2023.10222.S4P23) é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa Science4Policy 2023 (S4P-23): Concurso de Estudos de Ciência para as Políticas Públicas, uma iniciativa do PlanAPP, Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents