Autor(es):
Oliveira, Ana Rita Antunes de
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/39363
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Ansiedade; Saúde mental; Biofeedback; Estudantes Universitários; Distress; Depressão; Anxiety; Mental health; Biofeedback; University students; Distress; Depression.
Descrição
A ansiedade e a depressão nos alunos do ensino superior têm vindo a aumentar, motivando a investigação da sua etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção, com destaque para o uso do Biofeedback (BFB). Este trabalho integra dois estudos. O primeiro, quantitativo, envolveu 126 estudantes e analisou a sintomatologia psicológica em relação a variáveis sociodemográficas. O segundo, quasi-experimental, avaliou o impacto de um programa de BFB em 18 estudantes, divididos em dois grupos: um experimental, com oito sessões de BFB, e um de controlo. Os resultados do primeiro estudo indicaram que ser do género feminino, residir longe da universidade e ser mais jovem está associado a níveis mais elevados de ansiedade e depressão. No segundo estudo, o grupo experimental apresentou, após a intervenção, uma redução da ansiedade e da depressão, enquanto o grupo de controlo registou um agravamento dos sintomas. O BFB revelou-se, assim, uma ferramenta eficaz no apoio à gestão emocional dos estudantes. Contributions of Biofeedback to the Promotion of Mental Health in University Students - Abstract: Anxiety and depression in higher education students have been on the rise, prompting research into their etiology, symptoms and intervention strategies, with an emphasis on the use of Biofeedback (BFB). This study comprises two studies. The first, quantitative, involved 126 students and analyzed psychological symptomatology in relation to sociodemographic variables. The second, quasi-experimental, evaluated the impact of a BFB program on 18 students, divided into two groups: an experimental group, with eight BFB sessions, and a control group. The results of the first study indicated that being female, living away from university and being younger were associated with higher levels of anxiety and depression. In the second study, the experimental group showed a reduction in anxiety and depression after the intervention, while the control group experienced a worsening of symptoms. The BFB thus proved to be an effective tool in supporting students' emotional management.