Autor(es):
Rego, Conceição ; Abreu, Adriana ; Cachapa, Filipa
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10174/8980
Origem: Repositório Científico da Universidade de Évora
Assunto(s): Educação; Europa; Instituições de Ensino Superior; Redes
Descrição
Os países da Europa têm todos eles redes de ensino superior através das quais procuram garantir que as respectivas populações possam melhorar os seus níveis de escolaridade, conhecimento, empregabilidade, produtividade e consequentemente melhorar os níveis de desenvolvimento dos respectivos territórios. Estas redes de ensino superior são constituídas por instituições de diferentes naturezas: universitária ou politécnica, pública ou privada. Instituições internacionais, como a OCDE ou a EUA (European University Association), entre outras, procuram avaliar a coerência destas redes com as necessidades da população e os objectivos de política do país. No caso português, por exemplo, parece haver algum consenso ao afirmar que a oferta existente no conjunto dos estabelecimentos de ensino superior é superior às necessidades da procura que atualmente chega ao ensino superior. Não obstante, são ainda muitos os jovens que não prosseguem estudos para o ensino superior. Portugal está muito longe ainda de alcançar 40% de população diplomada (na faixa etária dos 30-34 anos) tal como preconizado pela União Europeia na recentemente definida Estratégia Europa 2020. Assim sendo, parece-nos pertinente avaliar um conjunto de indicadores que nos permita posicionar o nosso país em termos da capacidade instalada na rede de ensino superior, quando comparada com as redes existentes noutros países da Europa (12 países). A verificação de indicadores simples, como, entre outros, o número de estabelecimentos por km2, o número de estabelecimentos por milhão de habitantes ou a dimensão média dos estabelecimentos de ensino superior permite-nos começar a olhar de forma crítica para a estrutura do sistema de ensino superior. No fundo, a nossa intenção, com esta breve análise, é procurar iniciar como que uma análise de benchmarking no sentido de perceber quais as características dos sistemas de ensino superior mais bem sucedidos da Europa, assinalando as diferenças com o caso do sistema português.