Author(s): Rebelo, José Augusto da Silva
Date: 1991
Persistent ID: https://hdl.handle.net/10316/1039
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Psicologia da Educação
Author(s): Rebelo, José Augusto da Silva
Date: 1991
Persistent ID: https://hdl.handle.net/10316/1039
Origin: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Subject(s): Psicologia da Educação
Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Esta dissertação procura encontrar alguma explicação para a ocorrência de problemas de leitura e escrita, em crianças do primeiro ciclo (escola primária) do ensino básico português. Para o efeito compara alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita em variáveis psicológicas, que a literatura do domínio "learning disabilities" indica serem relevantes para diferenciar os grupos. O estudo consta duma parte teórica e de outra empírica. Da primeira salientam-se os elementos seguintes: a relação entre a linguagem, a leitura e a escrita; a definição e classificação das dificuldades na sua aprendizagem; os factores psicológicos importantes na distinção de alunos com e sem dificuldades de leitura e escrita; os instrumentos para o diagnóstico destas dificuldades. Da parte empírica constam: a metodologia da investigação, a apresentação e discussão dos resultados deste estudo, realizado numa amostra aleatória de 42% das escolas oficiais do ensino básico do concelho de Coimbra.