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Interferência trabalho-família (ITF) e facilitação trabalho-família (FTF): Estudo da invariância da medida entre géneros

Autor(es): Pinto, Vania Sofia Almeida

Data: 2012

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/10316/23454

Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra

Assunto(s): Interferência trabalho-família; Facilitação trabalho-família


Descrição

Dissertação de Mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

A investigação científica tem manifestado um grande interesse pela temática da interação trabalho-família, nomeadamente, pela interferência e facilitação trabalho-família. Mais concretamente, têm-se investigado os antecedentes e consequentes relativos a estes constructos, verificando, de forma consistente, a existência de diferenças entre géneros. Procurando contribuir para a compreensão deste fenómeno, o objectivo deste estudo prende-se com o aprofundar da compreensão das diferenças entre homens e mulheres, no que respeita à conciliação trabalho-família, e à análise da medida da invariância entre géneros nas Escalas T-F (Carvalho & Peralta, 2009). Tendo por base uma amostra de 610 docentes do ensino superior, procurámos explorar o poder discriminativo da escala supramencionada, assim como verificar a existência de diferenças entre géneros nesta mesma amostra. De acordo com este objectivo, foram conduzidas análises da invariância, através da elaboração de um modelo de equações estruturais (SEM), tendo-se concluído a existência de diferenças significativas entre géneros no que respeita à interferência e à facilitação trabalho-família, e que as Escalas T-F aparentam deter poder discriminativo. Palavras-chave: Interferência trabalho-família, facilitação trabalho-família, géneros, análise da invariância.

Interferência trabalho-família (ITF) e facilitação trabalho-família (FTF): Estudo da invariância da medida entre géneros Resumo A investigação científica tem manifestado um grande interesse pela temática da interação trabalho-família, nomeadamente, pela interferência e facilitação trabalho-família. Mais concretamente, têm-se investigado os antecedentes e consequentes relativos a estes constructos, verificando, de forma consistente, a existência de diferenças entre géneros. Procurando contribuir para a compreensão deste fenómeno, o objectivo deste estudo prende-se com o aprofundar da compreensão das diferenças entre homens e mulheres, no que respeita à conciliação trabalho-família, e à análise da medida da invariância entre géneros nas Escalas T-F (Carvalho & Peralta, 2009). Tendo por base uma amostra de 610 docentes do ensino superior, procurámos explorar o poder discriminativo da escala supramencionada, assim como verificar a existência de diferenças entre géneros nesta mesma amostra. De acordo com este objectivo, foram conduzidas análises da invariância, através da elaboração de um modelo de equações estruturais (SEM), tendo-se concluído a existência de diferenças significativas entre géneros no que respeita à interferência e à facilitação trabalho-família, e que as Escalas T-F aparentam deter poder discriminativo. Palavras-chave: Interferência trabalho-família, facilitação trabalho-família, géneros, análise da invariância.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
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