Autor(es): Guerreiro, Sara
Data: 2013
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Novas tecnologias; Ensino
Autor(es): Guerreiro, Sara
Data: 2013
Origem: Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Assunto(s): Novas tecnologias; Ensino
Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, Figueira da Foz
O presente documento constitui o Relatório Final de Estágio, surgindo como parte integrante da unidade curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, no âmbito do Mestrado em Ensino de Inglês e de Alemão no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Pretende ser uma reflexão sobre a Prática Pedagógica Supervisionada, que foi realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, durante o ano letivo de 2011/2012, em que o tema “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” desempenha um papel central. Numa época em que os avanços tecnológicos se fazem sentir todos os dias e com grande intensidade, parece-me pertinente dedicar algum tempo ao estudo da influência que a utilização das novas tecnologias exerce sobre o processo de ensino-aprendizagem. Ao longo deste relatório tentarei demonstrar que os recursos tecnológicos podem ser uma mais-valia em contexto de aula e que as vantagens que advêm da sua utilização superam os aspetos menos positivos. Pretendo ainda apresentar situações didáticas concretas, tendo em conta a minha experiência pessoal ao longo do ano do Estágio e a colocação em prática de alguma da teoria estudada. Assim sendo, o presente relatório encontra-se dividido em três capítulos: • o primeiro capítulo, referente à escola, faz o enquadramento geográfico e socioeconómico, bem como a caracterização da escola e das turmas que me foram atribuídas, um 9º ano da disciplina de Inglês e um 11º ano da disciplina de Alemão; • no segundo capítulo apresento um resumo do meu percurso académico, profissional e pessoal, bem como uma autoavaliação do trabalho que desenvolvi ao longo do ano e apresento as razões que levaram à escolha do tema monográfico; • o terceiro e último capítulo inclui a fundamentação teórica do tema por mim escolhido para este relatório – “A utilização das novas tecnologias enquanto estratégia facilitadora do processo de ensino-aprendizagem” – e que serviu de base às atividades desenvolvidas ao longo da Prática Pedagógica.