Autor(es): Souza, Célia Magalhães de ; Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem; Prática de Ensino; Qualidade do Ensino
Autor(es): Souza, Célia Magalhães de ; Pinheiro, Sonia Regina Potenza Guimarães
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Formação de Professores; Processo de Ensino-Aprendizagem; Prática de Ensino; Qualidade do Ensino
Este artigo tem o objetivo de mostrar como as diversas ações desenvolvidas no grupo de apoio, por meio de duas experiências apresentadas por diretoras de escolas, propiciam um movimento de construção e reconstrução conjunta, colaborativa e reflexiva, permitindo, dessa forma, um novo olhar para a formação de professores em serviço, bem como para mudanças e transformações das práticas em cenário escolar. Para tanto, a formação de dois grupos de apoio é apresentada, sendo uma em uma escola pública e outra em uma escola particular. Nesses grupos, são vivenciadas discussões, sobre as ações pedagógicas desenvolvidas na escola, mediadas pela linguagem e outras ferramentas culturais construídas socialmente no ambiente escolar, que podem propiciar uma transformação nos sentidos e significados atribuídos à educação escolar, para que promovam uma melhoria na qualidade de ensino, de fato e não somente de direito.