Author(s): Mazza, Débora
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Intercâmbio de Estudantes; Bolsas de Estudo; Capes; CNPq; FAPESP; Desenvolvimento Científico
Author(s): Mazza, Débora
Date: 2013
Origin: Oasisbr
Subject(s): Intercâmbio de Estudantes; Bolsas de Estudo; Capes; CNPq; FAPESP; Desenvolvimento Científico
Este artigo é parte de pesquisa que atenta para o peso crescente que a circulação internacional de pessoas, saberes e práticas tem alcançado nos processos de escolarização e formação profissional de determinados setores sociais. Considerando os recursos públicos que a Capes, o CNPq e a Fapesp destinam à formação de pesquisadores com vistas ao fomento à pesquisa e aos investimentos em ciência e tecnologia no horizonte da circulação internacional, recortamos para este artigo a descrição e a análise preliminares da base de dados de bolsistas no exterior dessas agências de fomento, no período de 1970 a 2000. O movimento de fluxos, a partir da metodologia quantitativa de correlação de variáveis, desenha as tendências dos intercâmbios acadêmicos internacionais promovidos pelas três agências e nas diversas áreas do conhecimento, sendo que se procura contextualizá-las nas políticas de desenvolvimento científico-tecnológico desenvolvidas pelo Estado brasileiro no período.