Author(s): Zhang, Y.
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/12919
Origin: IC-online
Subject(s): Português Língua Estrangeira; ensino de Português na China; escrita colaborativa; pragmática
Author(s): Zhang, Y.
Date: 2023
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/12919
Origin: IC-online
Subject(s): Português Língua Estrangeira; ensino de Português na China; escrita colaborativa; pragmática
Tendo obtido um desenvolvimento notável na China nos últimos anos, o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) está a enfrentar alguns problemas na prática resultantes da estratégia didática tradicional centrada no docente e baseada na memorização e repetição, limites do professor não nativo e manuais com conteúdo cultural simplificado. De acordo com os estudos no campo, consideramos que a escrita colaborativa poderá ser uma possibilidade para promover o ensino de PLE junto dos estudantes chineses, uma vez que esta estratégia didática pode ajudar a transferir o foco para os estudantes, reproduzir o processo social e abordagem comunicativa de aprendizagem de línguas e criar uma consciência intercultural. Contudo, a sua aplicação numa situação real ainda precisará de ser estudada e avaliada, sobretudo tomando em consideração as questões de injustiça de contribuição e ausência de envolvimento que podem existir.