Document details

A implementação dos resultados da investigação qualitativa: contributos, desafios e tendências

Author(s): Praça, Christina ; Baixinho, Cristina

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.8/14144

Origin: IC-online

Subject(s): InvestigaçãoQualitativa; Saúde; Implementação; Prática Baseada na Evidência; Qualitative Research; Health; Implementation; Evidence-Based Practice


Description

O avanço rápido da investigação e a proliferação mundial dos seus resultados são um ganho indiscutível para o desenvolvimento da sociedade, com traduções claras nos avanços tecnológicos, sociais e humanos. Este acréscimo de estudos e a disseminação dos resultados são um reptopara os investigadores, que,por um lado,têm acesso a estudos diversos sobre um dado tema, mas continuam a ter o desafio de fazer chegar os resultados da investigação ao cidadãoe à sociedade. Esta dificuldade é transversal a todas as áreas de conhecimento e nota-se,sobretudo,na implementação dos resultados dos estudos qualitativos. Não obstante a crescente aceitação do conhecimento produzido nos paradigmas construtivista e interpretativista de investigação, as guidelinese os estudos de síntese de evidênciascontinuam a privilegiar modelos positivistas, com perdas na compreensão da complexidade e da riqueza dos fenómenos sociais e humanos, perdendo-se insights valorosos para a compreensão dos acontecimentos, isoladamente ou em complementaridade com abordagens quantitativas. Oque se apresentaneste artigoobjetivanão só adiscussão dos desenhos de investigação, mas também a redefinir como se interligam a síntese de evidênciase o respetivo método científico para o fazer,e reconsiderar os modelos que são usados para transferir e implementar o ‘conhecimento Quali’ em contextos com especificidades culturais e recursos disponíveis dispares.

The rapid advance of research and the worldwide proliferation of its results are an indisputable gain for the development of society, with clear translations in technological, social and human advances. This increase in studies and the dissemination of results is a challenge for researchers who, on the one hand, have access to a variety of studies on a given topic, but who are still faced with the challenge of getting the results of their research to thecitizen and to the society.This difficulty cuts across all areas of knowledge and is particularly noticeable when it comes to implementing the results of qualitative studies. Despite the growing acceptance of knowledge produced in the constructivist and interpretivist research paradigms, guidelines and evidence synthesis studies continue to favor positivist models, with losses in understanding the complexity and richness of social and human phenomena, losing valuable insights for understanding events, in isolation or in complementarity with quantitative approaches. What is presented in this articleaimsnot only to discuss research designs, but also to redefine how evidence synthesis and the respective scientific method are interconnected, to do so, and to reconsider the models that are used to transfer and implement ‘Quali knowledge’ in contexts with disparate cultural specificities and available resources

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório IC-Online
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents