Detalhes do Documento

Aprender com a simulação de alta fidelidade

Autor(es): Presado, Maria Helena Carvalho Valente ; Colaço, Sónia ; Rafael, Helga ; Baixinho, Cristina ; Félix, Isabel ; Saraiva, Cristina ; Rebelo, Isilda

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.8/3894

Origem: IC-online

Assunto(s): Estudantes; Enfermagem; Competência clínica; Percepção; Prática Simulada


Descrição

A Simulação de Alta-Fidelidade é um método pedagógico fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de enfermagem. Realizou-se um estudo exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender a percepção dos estudantes do curso de Licenciatura em Enfermagem sobre o contributo da Prática Simulada de Alta-Fidelidade para a aprendizagem das suas competências clínicas. Utilizou-se o questionário de autopreenchimento, composto por questões abertas, e a técnica de análise de conteúdo para tratamento do material narrativo segundo Bardin. Com o desenvolvimento do cenário clínico, salienta-se a percepção dos estudantes de enfermagem na aprendizagem de competências profissionais em três domínios, com maior enfoque no da prestação e gestão de cuidados. Concluiu-se que a Simulação de Alta-Fidelidade é um pilar fundamental na formação dos estudantes de enfermagem, o que vem reforçar a prática pedagógica existente. Salientamos a necessidade de reformular os cenários de forma a um maior equilíbrio da aprendizagem nas diferentes dimensões das suas competências profissionais e desenvolver instrumentos de avaliação.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório IC-Online
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados